O lúdico
De acordo com J. Huizinga, o lúdico faz parte da atividade humana, visto como várias formas de manifestações culturais, caracteriza-se por espontâneo e satisfatório. Na atividade lúdica não importa o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado.
Ele fala da dimenção lúdica do jogo, seriedade, diversão, espontaneidade, liberdade, competição, regras, características religiosas, tempo e espaço definido....
O jogo e a brincadeira fazem parte da vida da criança.
João Batista Freire concentra-jogos e brinquedos de forma idêntica. João Batista baseia-se muito em Piaget, não nega a competição ou regras estabelecidas pelo grupo, mantendo-se fiel ao principio Piagetiano de que "brinquedo integra o pensamento e ação".
O desejo, a imaginação, a emoção tornam o jogo possível, para João Batista Freire, o jogo é um conteúdo privilegiado dentro da Educação Física e atividades Físicas, pelo simples fato das práticas serem lúdicas.
o jogo não se relaciona ao passado e ao futuro, mas a uma atividade do presente.
"O brincar corresponde a um impulso da criança, e este sentido, satisfaz uma necessidade interior, pois, o ser humano apresenta uma tendência lúdica."(1987 p. 14).
atividades lúdicas na educação da criança-1987.
Leonor RIZZI & Célia Regina HAYDT
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