domingo, 4 de abril de 2010

comentários do filme "Entre os muros da escola"

Fala do cotidiano de uma escola urbana e da difilcudade do professor em ensinar alunos desinteressados. Aborda também sobre o grande desrespeito entre alunos e professores.

Professores estressados fazem reuniões a fim de achar um modo de "castigar" os alunos, impondo normas e regras. Em uma parte do filme aparece o professor falando com os pais individualmente sobre o desenvolvimento e o comportamento dos filhos. Mostra claramente que o problema com os alunos e a falta de interesse é devido a não ter uma boa estrutura familiar.

O lúdico

De acordo com J. Huizinga, o lúdico faz parte da atividade humana, visto como várias formas de manifestações culturais, caracteriza-se por espontâneo e satisfatório. Na atividade lúdica não importa o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado.

Ele fala da dimenção lúdica do jogo, seriedade, diversão, espontaneidade, liberdade, competição, regras, características religiosas, tempo e espaço definido....

O jogo e a brincadeira fazem parte da vida da criança.

João Batista Freire concentra-jogos e brinquedos de forma idêntica. João Batista baseia-se muito em Piaget, não nega a competição ou regras estabelecidas pelo grupo, mantendo-se fiel ao principio Piagetiano de que "brinquedo integra o pensamento e ação".

O desejo, a imaginação, a emoção tornam o jogo possível, para João Batista Freire, o jogo é um conteúdo privilegiado dentro da Educação Física e atividades Físicas, pelo simples fato das práticas serem lúdicas.
o jogo não se relaciona ao passado e ao futuro, mas a uma atividade do presente.

"O brincar corresponde a um impulso da criança, e este sentido, satisfaz uma necessidade interior, pois, o ser humano apresenta uma tendência lúdica."(1987 p. 14).


atividades lúdicas na educação da criança-1987.

Leonor RIZZI & Célia Regina HAYDT